segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Centenário da Republica

.



PROGRAMA DA ASSOCIAÇÃO 31 DE JANEIRO



DIA 30

21h30 – Ateneu Comercial do Porto - Conferência subordinada ao tema:

“Como construir a República na século XXI”

Conferencista: Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem



DIA 31

10h00 – Cemitério do Prado do Repouso (Entrada Largo Padre Baltazar Guedes)

- Intervenções junto ao monumento evocativo do 31 de Janeiro.

- Hino Nacional cantado por alunos do 2º Ciclo do Colégio dos Órfãos.


17h00 – Praça dos Poveiros - Descerramento de placa alusiva:


1º Centenário da República

Homenagem aos Republicanos

do 31 de Janeiro de 1891

A “Associação Cívica e Cultural

31 de Janeiro”

31/01/2010


18h00 – Ateneu Comercial do Porto - Abertura da exposição, “Quem fez a República

18h30 – Ateneu Comercial do Porto – Apresentação do livro: “A Maçonaria e a implementação da República” pelo Professor António Reis.


.

sábado, 16 de janeiro de 2010

A Revolução vai estar na rua dia 30 de Janeiro -18h.30

Ateneu organiza Grande Recriação Histórica da Revolta de 31 de Janeiro de 1891

O Ateneu Comercial do Porto vai levar a efeito, no próximo sábado, dia 30, a Reconstituição Histórica da Revolta de 31 de Janeiro de 1891. O evento terá lugar na Praça da Liberdade, em frente ao Banco de Portugal, pelas 18h30 e conta com a participação de actores de várias companhias de teatro da cidade do Porto.

Durante a Reconstituição Histórica, que se consubstanciará numa teatralização de rua, serão relatados os antecedentes da Revolta e o que a motivou, assim como o momento histórico que deu origem à implantação da República.
A Revolta de 31 de Janeiro foi há 119 anos e teve como palco quatro locais de incidência da cidade do Porto: o Largo de Santo Ovídio, hoje Praça da República, onde se juntaram as tropas afectas à revolta; a Praça de D. Pedro IV em frente à Câmara Municipal de então e onde foi proclamada a República; a Rua 31 de Janeiro por onde os revoltosos subiram até à Praça da Batalha e a escadaria da Igreja de Santo Ildefonso onde se deu o massacre das forças revoltosas.
As comemorações têm a produção do Ateneu Comercial do Porto - sendo o Arqto. Norberto Barroca o responsável pela encenação - o apoio da Comissão para a Comemoração do Centenário da República, Governo Civil do Porto e Junta de Freguesia de Santo Ildefonso e conta ainda com a colaboração do Teatro Experimental do Porto, Seiva Trupe, Escola de Artes Cénicas/Teatro do Bolhão, Guarda Nacional Republicana, Museu Militar e Região Militar Norte.
Dado o interesse deste evento, o Ateneu Comercial do Porto espera motivar a população para que acorra à Praça da Liberdade e se vá juntando ao longo das ruas em que decorrerá esta manifestação histórica.



.