sábado, 16 de janeiro de 2010

A Revolução vai estar na rua dia 30 de Janeiro -18h.30

Ateneu organiza Grande Recriação Histórica da Revolta de 31 de Janeiro de 1891

O Ateneu Comercial do Porto vai levar a efeito, no próximo sábado, dia 30, a Reconstituição Histórica da Revolta de 31 de Janeiro de 1891. O evento terá lugar na Praça da Liberdade, em frente ao Banco de Portugal, pelas 18h30 e conta com a participação de actores de várias companhias de teatro da cidade do Porto.

Durante a Reconstituição Histórica, que se consubstanciará numa teatralização de rua, serão relatados os antecedentes da Revolta e o que a motivou, assim como o momento histórico que deu origem à implantação da República.
A Revolta de 31 de Janeiro foi há 119 anos e teve como palco quatro locais de incidência da cidade do Porto: o Largo de Santo Ovídio, hoje Praça da República, onde se juntaram as tropas afectas à revolta; a Praça de D. Pedro IV em frente à Câmara Municipal de então e onde foi proclamada a República; a Rua 31 de Janeiro por onde os revoltosos subiram até à Praça da Batalha e a escadaria da Igreja de Santo Ildefonso onde se deu o massacre das forças revoltosas.
As comemorações têm a produção do Ateneu Comercial do Porto - sendo o Arqto. Norberto Barroca o responsável pela encenação - o apoio da Comissão para a Comemoração do Centenário da República, Governo Civil do Porto e Junta de Freguesia de Santo Ildefonso e conta ainda com a colaboração do Teatro Experimental do Porto, Seiva Trupe, Escola de Artes Cénicas/Teatro do Bolhão, Guarda Nacional Republicana, Museu Militar e Região Militar Norte.
Dado o interesse deste evento, o Ateneu Comercial do Porto espera motivar a população para que acorra à Praça da Liberdade e se vá juntando ao longo das ruas em que decorrerá esta manifestação histórica.



.